ARTIGOS

PERCEPÇÕES DE TELETRABALHADORES E TRABALHADORES PRESENCIAIS SOBRE DESENHO DO TRABALHO

2019, Revista rPOT  - A2

Apesar da crescente adoção do teletrabalho no Brasil, há poucas publicações nacionais acerca dessa modalidade. Esta pesquisa tem como objetivos comparar as opiniões de 270 teletrabalhadores e 266 trabalhadores presenciais em relação ao desenho do trabalho, de acordo com a teoria de Morgeson e Humphrey (2006), e analisar a influência exercida por variáveis sociodemográficas e funcionais sobre características da tarefa e do conhecimento. Os dados foram submetidos a análises fatoriais, testes t e regressões múltiplas. Os principais resultados deste estudo mostraram que as percepções de teletrabalhadores e trabalhadores presenciais diferem em sete das dez características estudadas. Teletrabalhadores perceberam menor autonomia de decisão, variedade, significado, identificação da tarefa, complexidade, solução de problemas e especialização do que os trabalhadores presenciais. São necessários estudos que investiguem antecedentes da escolha da modalidade de trabalho pelo trabalhador e consequências do teletrabalho na motivação, no comprometimento, na saúde, na produtividade e nas interfaces entre o trabalho e a família.

Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil, Matheus Damascena,

Lisa Miranda, Caroline Feital, Elaine Rabelo Neiva.

HABILIDADES PARA TELETRABALHO EM CASA: CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA

2021, Revista rPOT  - A2

Muitos trabalhadores migraram para o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19. A realização das tarefas integralmente em casa trouxe desafios, principalmente àqueles que não possuíam experiência anterior com a modalidade, como a conciliação trabalho-família e o uso de tecnologias digitais. Este estudo relata o desenvolvimento e as evidências de validade psicométrica da Escala de Habilidades para o Teletrabalho em Casa (EHTC). A pesquisa foi aplicada a 7.608 servidores de diferentes órgãos públicos brasileiros. Realizaram-se análises estatísticas descritivas, fatoriais exploratórias e confirmatórias e de confiabilidade. O instrumento possui uma estrutura empírica bifatorial que avalia habilidades para o balanceamento entre trabalho e outras atividades (soft skills) e para utilização de recursos digitais nas interações de trabalho (hard skills). A EHTC pode ser usada para identificar a adaptação e o preparo para o teletrabalho em casa e investigar associações entre essas habilidades e outros indicadores.

Gardenia da Silva Abbad,

Luciana Mourão, Russencleyton Barros Costa,

Lara Barros Martins, Juliana Legentil, Lisa Miranda

DISSERTAÇÕES

DESENHO DO TELETRABALHO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS

O teletrabalho (TT) é uma modalidade que possibilita ao trabalhador executar as suas atividades fora do ambiente organizacional, com o apoio de recursos tecnológicos. A adoção desse arranjo de trabalho é crescente no Brasil e encontra amparo em três marcos legais que regulamentam o TT em órgãos dos Poderes Judiciário e Executivo Federal e empresas públicas e privadas cujos empregados são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Adota-se o modelo teórico de desenho do trabalho, proposto por Morgeson e Humphrey (2006), visando preencher lacuna teórica acerca das percepções de teletrabalhadores sobre as características da tarefa, sociais e do contexto de trabalho. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos teletrabalhadores em relação às características da tarefa, sociais e de contexto de trabalho, bem como aos benefícios, às dificuldades e aos desafios associados ao regime de Teletrabalho em Tempo Parcial (TTP).

Palavras-chave: teletrabalho; trabalho remoto; home office; desenho do trabalho; administração pública.

Autora: Juliana Legentil

Orientadora: Profa Dra. Gardênia da Silva Abbad

CAPÍTULOS DE LIVROS

Luciana Mourão, Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS

DESENHO DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DE TELETRABALHADORES E TRABALHADORES PRESENCIAIS

Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil, Matheus Pereira Damascena,

Lisa Ferreira de Miranda, Caroline Feital Nunes.

6 Congreso Iberoamericano de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo
- El presente del futuro del trabajo

Montevideo, Uruguay - 2019

Matheus Pereira Damascena, Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil,

Lisa Ferreira de Miranda, Caroline Feital Nunes.

19th Eawop Congress

Turin, Italy - 2019

Caroline Feital Nunes, Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil,

Lisa Ferreira de Miranda, Matheus Pereira Damascena.

 

19th Eawop Congress

Turin, Italy - 2019

Lisa Ferreira de Miranda, Gardênia da Silva Abbad, Juliana Legentil, Matheus Pereira Damascena, Caroline Feital Nunes.

19th Eawop Congress

Turin, Italy - 2019

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Gardênia Abbad.

IX CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Goiânia, Brasil - 2018

Juliana Legentil, Gardênia da Silva Abbad, Lisa Ferreira de Miranda, Matheus Pereira Damascena, Caroline Feital Nunes, Fábio Rodrigues Vieira, Cláudia de Oliveira.

IX CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Goiânia, Brasil - 2018